Medo de infarto no BBB 24
Aos 69 anos, a atriz Solange Couto assustou-se na madrugada desta terça-feira (3) ao sentir fortes dores e náuseas, temendo um novo infarto. A artista, que já sofreu um ataque cardíaco em 2015, quando precisou implantar um cateter no coração, relatou o ocorrido dentro da casa do BBB 24.
“Eu fiquei com medo de um infarto de novo. Senti um enjoo e vontade de ir ao banheiro ao mesmo tempo. Isso é um sinal péssimo, né, para quem não teve, e para quem já teve em especial. A náusea e a vontade de ir ao banheiro é um sinal terrível”, comentou Solange.
Diagnóstico: Cistite
Após ser atendida pela equipe médica do programa, Solange Couto foi diagnosticada com cistite e medicada. Mais tarde, conversando com o colega de confinamento Leandro, o Boneco, ela atualizou seu estado de saúde. “Rapaz… agora que a urina está clareando. Estava da cor de suco de laranja”, disse a atriz.
Solange relatou que a comunicação com a equipe médica foi feita apenas por voz, mas que o profissional foi atencioso em suas orientações. A atriz já passou por outras situações de saúde delicadas, como uma isquemia cerebral em 2008, que a deixou paralisada temporariamente.
O que é cistite?
A ginecologista e obstetra Gisele Maciel explica que a cistite é uma inflamação da bexiga, frequentemente causada por infecção bacteriana. Bactérias comuns da flora intestinal podem atingir o trato urinário, sendo mais frequente em mulheres devido à uretra ser mais curta.
Fatores como retenção urinária, higiene inadequada, atividade sexual, alterações hormonais e baixa ingestão de líquidos podem contribuir para o desenvolvimento da cistite.
Tratamento e Prevenção
O tratamento da cistite depende da avaliação clínica. Em casos com sintomas típicos, como ardor ao urinar e urgência, o diagnóstico pode ser clínico, sendo o tratamento com antibióticos, associado a boa hidratação e evitar reter a urina.
A médica ressalta que a urocultura é indicada em casos de não melhora dos sintomas, quadros recorrentes ou suspeita de infecções mais graves. A automedicação não é recomendada. Durante o tratamento, é aconselhável evitar álcool e cafeína, além de manter a hidratação. Em alguns casos, pode ser recomendado evitar relações sexuais até a melhora completa dos sintomas.
