Saída conturbada e reflexão pós-reality
Matheus foi o décimo sétimo eliminado do BBB 26, saindo da casa com 79,48% dos votos em um Paredão disputado contra Leandro e Brigido. Ao deixar o programa, o participante participou do “Bate-Papo BBB”, onde teve a oportunidade de rever e comentar momentos marcantes de sua participação. Em conversa com Gil do Vigor e Ceci Ribeiro, Matheus abordou as polêmicas envolvendo suas falas e atitudes, especialmente após assistir a um trecho de conversa com Babu Santana.
Música homofóbica e o “linguajar” do jogador
Durante o bate-papo, Matheus comentou sobre a música de torcida com teor homofóbico que cantou no programa. Ele justificou que o canto é comum em estádios de futebol e que, inicialmente, não percebeu a repercussão negativa. “Fui com meu linguajar”, declarou, mas admitiu que, após a conversa com Babu, passou a observar que “ele estava certo e que poderia repercutir aqui fora”. Gil do Vigor interveio com a frase contundente: “Não é porque todo mundo faz que é certo”, ressaltando a importância da responsabilidade individual, mesmo em comportamentos coletivos.
Acusação de homofobia e o desfile no BBB 26
Outro ponto de destaque na conversa foi a acusação de homofobia feita por Marcelo, que se sentiu ofendido com a imitação de trejeitos de um homem gay feita por Matheus durante um desfile na casa. Matheus demonstrou surpresa ao saber que Marcelo havia sido o “atingido” e afirmou que sua intenção foi “totalmente inocente”. Ele mencionou que já havia feito algo semelhante na Casa de Vidro sem repercussão negativa, o que o levou a não ter “propriedade para falar se machuca ou não o Marcelo”. O eliminado reconheceu que Marcelo “tem total direito de se sentir machucado” e que, após o episódio, conversou com Breno sobre a necessidade de ter “muita responsabilidade com quem está enxergando no sofá e não só com quem está lá dentro”.
Conselhos e aprendizado pós-BBB
Gil do Vigor aconselhou Matheus a aproveitar o momento fora do programa para buscar informação e aprender com os erros. “Agora é importante você aproveitar esse momento para entender, pesquisar, porque informação a gente tem. Agora é só buscar mesmo, aprender e aproveitar essa oportunidade para dar aquela vigorada”, disse Gil. O apresentador Tadeu Schmidt, em seu discurso de eliminação, também tocou no tema da responsabilidade das palavras dentro e fora da casa, questionando a atitude dos participantes e incentivando a reflexão sobre o impacto de suas ações. Matheus saiu do programa com a missão de “entender tudo isso aqui fora”.
