Participante do BBB 26 será investigado pelo Ministério Público após acusações de homofobia
O participante Matheus Moreira, do Big Brother Brasil 26, será formalmente investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) após ter uma denúncia por homofobia aceita pela instituição. A acusação se refere a imitações consideradas pejorativas de trejeitos de um homem gay durante uma festa na casa. A denúncia foi apresentada na última quinta-feira (22) pelo deputado federal suplente e presidente da Associação do Orgulho LGBTQIAPN, Agripino Magalhães.
Com a aceitação da denúncia, o MP-SP deve solicitar a abertura de um inquérito para apurar a conduta de Matheus. O episódio, ocorrido durante a festa mais recente do programa, gerou forte reação interna. Marcelo Alves, colega de confinamento, acusou Matheus de homofobia no mesmo dia, chegando a se emocionar e chorar nos braços de Breno Corã.
Marcelo questionou a motivação por trás da atitude de Matheus. “Qual é a necessidade de uma pessoa fazer uma coisa dessa?”, indagou o médico, que reiterou seu incômodo com o comportamento em conversas posteriores com outros participantes.
Além da imitação, outros comportamentos de Matheus geraram atritos e críticas. Juliano Floss relatou que Matheus entoou um hino com conotação homofóbica, frequentemente ouvido em estádios. Juliano destacou que as falas problemáticas do colega não são incidentes isolados, mas um padrão recorrente, muitas vezes expressado de maneira naturalizada.
“Ele fala isso feliz, ainda. Eu não consigo entender. Todo dia é uma m*rda diferente saindo da boca desse moleque”, reclamou Juliano sobre a conduta de Matheus.
Matheus Moreira também foi alvo de outros conflitos. Ele acusou Ana Paula Renault de se aproximar de grupos minoritários por conveniência. Em outra ocasião, comentou que Gabriela Saporito não possuía “abertura de mundo” por ser virgem, o que, segundo ele, dificultaria lidar com personalidades mais assertivas.
Ana Paula criticou a postura de Matheus após ser informada sobre seu comportamento no Queridômetro. “Tem tipo de gente que não vale a pena falar. […] Eu acho ele sem noção e perigoso, ele joga uns trens nada a ver”, avaliou Ana Paula.
O participante também foi apontado como interesseiro por Juliano Floss, que acredita que Matheus buscou proximidade com ele unicamente pelo seu número de seguidores. Juliano criticou Paulo Augusto por manter proximidade com Matheus, mesmo após presenciar conversas e reclamações sobre suas falas. “Por exemplo, o PA. Ele não é um menino mau, mas ele fica sempre andando com os caras errados. Aí eu não vou ficar falando pra ele também, ‘para de andar’. O PA ouviu a conversa que a gente teve, ele estava do lado. Aí cabe a ele decidir. Eu não vou ficar falando de novo ‘para de andar com aquele cara’. Eu fiz isso com Pedro também”, relatou Juliano.
